Como ressuscitar a caneta que parou de funcionar

Olá Tudo bem com vocês? 

Hoje o post é diferente. Já que estamos em janeiro e mês que vem é de volta as aulas, nada melhor que falar sobre uma paixão minha e de muitas outras pessoas, as canetas.

Quem é colecionador de canetas, tem um enorme aperto no coração quando a sua canetinha favorita para de funcionar porque a tinta acabou. 

E como eu adoro manter as minhas canetas favoritas por muito tempo perto de mim, pesquisei muito até que encontrei uma maneira de ressuscitá-las.

Mas não estou falando da caneta BIC, aquela com tinta normal, estou falando desse tipo de caneta - STABILO:


Não sei se vocês conhecem essas canetinhas, mas além de lindas elas tem a ponta super fina de 0.4. 

A minha é da marca grasp, acredito que deve ser uma imitação da caneta original que é a Stabilo. 

As canetas da Stabilo são super caras, em média uma caneta custa quase R$ 6.00. 

Eu gosto muito desse tipo de caneta pois quando você tem que escrever bastante essas canetas possuem uma tinta que desliza no papel e torna a escrita muita mais fácil e macia. 

Como a minha canetinha tinha acabado a tinta eu resolvi pesquisar se havia um refil ou uma recarga que fosse mais barata do que eu ter que comprar a caneta novamente. 

Sem falar que eu não gosto de jogar caneta fora, adoro colecionar canetas. 

Minhas primeiras pesquisas encontraram como solução água ou álcool, testei a água e não resolveu o problema.  

Continuei procurando e encontrei, que pode ser utilizada tinta nankin. 

Essa da foto abaixo foi a que eu comprei da acrilex, diz que é profissional, e além de servir para recarga da caneta também serve para outras atividades escolares.   

A tinta possui várias cores desde preta até dourada. 



Mas como fazer para recarregar a caneta ?

A primeira coisa a ser feita é retirar a tampa da caneta, indica na flecha.  


Esse tipo de caneta possui um tubo dentro dela conforme essa primeira foto abaixo. 





Após retirado o tubo que vai estar seco, é só pingar a tinta nankin no tubo e pronto a caneta volta a funcionar, mas não coloque muita tinta, pingue primeiramente umas 4 gotas e se achar que a caneta ainda não funciona pingue mais algumas. 

Uma solução simples e barata pois a tinta nankin custa em média uns R$ 3.00 e contém 20 ml, com esse tubo de tinta nankin é possível recarregar várias e várias vezes a caneta pois usa-se muito pouca tinta na recarga.  

Não esqueça de conferir o vídeo abaixo, onde eu mostro como carrego caneta não recarregável. 




Curta o blog no facebook e o canal no youtube





Comentários

  1. Obrigado pela dica, me ajudou...

    ResponderExcluir
  2. Mas e se a caneta secar? Eu posso fazer isso mesmo assim?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, mesmo após a canetinha ter secado dá pra por tinta que ela volta a funcionar.

      Excluir
  3. Como é que tira essa tampa? Tentei usar as mãos, tentei usar uma tesoura, mas não consegui...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Iasmin, realmente é bem difícil de tirar a tampa teve de algumas canetas que a tampa não saiu então eu acabei cortando, mas depois a tinta seca por não ter mais a tampa.

      Excluir
  4. Olá, não tentei recarregar a stabilo pq a tinta dela ainda não acabou, pra mim a tinta da stabilo dura bem mais que a das outras canetinhas. Mas acredito que da para remover a tampa porém é bem difícil de tirar pois ela é bem lacrada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pinguei mais de 10 gotas de nankin (acrilex) e mesmo assim não funcionou

      Excluir
  5. Agora pouco respondi que após colocar mais de 10 gotas de nankin acrilex em minha caneta, a mesma não funcionava.
    Bom, deixei de pé uns 10 minutos e voltou à funcionar.
    Removia tampa traseira, com um pequeno alicate.
    A tinta nankin da Acrilex custou apenas R$3,00

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas